Dalmo Claro

Partido

Idade

62

Base Eleitoral

Mandatos

DEPUTADOS DERRUBAM VETO DO GOVERNO DO ESTADO

Dalmo Claro defende insulina sintética gratuita

No dia 19 de abril deste ano, os deputados estaduais derrubaram o veto do Governo do Estado de Santa Catarina ao projeto de lei n° 019.2/2015, que garante a distribuição de análogos de insulina. A derrubada ao veto resultou na promulgação da Lei 17.110/17, que passou a vigorar no dia 24 de abril.
O texto defende a distribuição gratuita de análogos de insulina aos portadores de diabetes inseridos em Programas de Educação para diabéticos. Trata-se de uma insulina mais cara, sintética, que não é distribuída pelo SUS. O PL foi apresentado pelos deputados Dalmo Claro e Fernando Coruja no início do mandato.
O Executivo vetou a matéria por entender que haveria gastos excessivos. Por outro lado, o deputado Dalmo Claro entende que o PL tem grande alcance e relevância social.

“Queremos uma distribuição organizada. Alguns pacientes têm necessidades especiais e precisam da insulina sintética. O Estado não fornecendo, ocorre a judicialização, gerando gastos desnecessários”.

Mais investimentos: PEC da Saúde é aprovada
Defensor da saúde pública de qualidade o deputado Dalmo Claro percorreu a região norte do Estado apresentando às câmaras municipais o projeto de emenda à constituição (PEC) para aumentar o orçamento da Secretaria de Estado da Saúde em Santa Catarina. O trabalho desenvolvido junto às câmaras resultou na aprovação da Emenda Constitucional nº 72/2016, que aumenta de 12 para 15%, do orçamento do Estado, num período de três anos, o mínimo a ser aplicado pelo governo estadual na área da saúde. Por ano, o aumento de 1% representa o acréscimo de R$ 110 milhões na pasta. A medida passou a valer em 2017.

Duplicação da Br-280 é debatida na ACIAA

]O deputado Dalmo Claro participou da reunião do Comitê Gestor que está acompanhando as ações que envolvem as melhorias no trecho de 11 quilômetros na BR-280, trevo do bairro Itinga em Araquari até o trevo de Balneário Barra do Sul.
O parlamentar destacou que a ação é importante, mas não resolverá o problema dos congestionamentos e acidentes. “A medida é paliativa. Devemos continuar cobrando do Governo Federal os investimentos necessários para a duplicação total da BR-280 para impulsionar o desenvolvimento econômico da região”, destacou.
A reunião aconteceu no mês de agosto deste ano na Associação Empresarial de Araquari (ACIAA).

DOIS ANOS DO ARCANJO 3

Deputado Dalmo Claro recebe homenagem

Quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde, o deputado Dalmo Claro descentralizou recursos na ordem de R$ 2,5 milhões para a compra do primeiro Arcanjo (1), adquirido em 2012 e que atua na capital. Em apenas cinco anos, a aeronave Arcanjo 1 atendeu 4 mil ocorrências. Pela parceria o parlamentar foi homenageado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de SC. Em sessão festiva foi comemorado o aniversário de dois anos de atuação do Arcanjo 3 em Blumenau.

Atualmente o Estado conta com quatro aeronaves, sendo dois helicópteros (Arcanjo 1 e 3) e dois aviões. O Arcanjo 1 e as aeronaves ficam sediados em Florianópolis e o Arcanjo 3 em Blumenau. As aeronaves possuem equipamentos para o resgate aquático, UTI móvel, além de equipamentos para o combate a incêndios. Em sete anos de atuação, o Batalhão de Operações Aéreas atendeu mais de 7 mil ocorrências.