Gabriel Ribeiro

Partido

Idade

38

Base Eleitoral

Lages

Mandatos

Pprimeiro (2015/2019)

LEI GERA RENDA NO CAMPO

Com regulamentação do queijo serrano, queijeiros podem produzir com tranquilidade

Mais de duas mil famílias passam a produzir queijo artesanal serrano sem medo de terem o produto apreendido

Quando o governador Raimundo Colombo assinou o decreto regulamentando o Queijo Artesanal Serra, em julho deste ano, foi vencido o último obstáculo de uma luta iniciada pelo deputado Gabriel Ribeiro no primeiro semestre de 2015: queijeiros estavam desimpedidos para trabalhar e vender seus produtos. Há mais de duas mil famílias na Serra Catarinense beneficiadas com a lei.

Este foi um resultado prático do mandato de Gabriel Ribeiro em 2017, ano que teve outros pontos relevantes, focados nos campos social, econômico, educacional e na área do empreendedorismo. Além dos projetos, o parlamentar realizou articulações políticas fora da Alesc, para que municípios fossem beneficiados com recursos e equipamentos destinados pelo governo.

Um tema que o parlamentar tem acompanhado de perto, o Colégio Militar em Lages, evoluiu. Para 2018, o número de alunos deve dobrar com o ingresso de 70 estudantes no 6º ano e outro tanto no começo das atividades do ensino médio. O Colégio Militar de Lages é a primeira unidade da escola fora de Florianópolis, e o deputado foi um dos articuladores para a implantação. Para 2018, SC terá mais duas escolas militares, em Joiinville e Blumenau, e em 2019 outra em Laguna.
O ano também foi marcado pelo ingresso de Gabriel Ribeiro no tema náutico. Além de apresentar um projeto de lei que propõe uma política para o segmento, ele preside a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Náutico, que está organizando o segmento.

Durante o ano, o deputado realizou o Gabinete Itinerante em municípios da Serra. Ouviu da população demandas como a articulação política por posto de saúde, policiamento, recursos para saneamento, pavimentação e ações na área do turismo.

Deputado ajuda a negociar benefícios para a Serra

Uma das atuações fortes do deputado Gabriel Ribeiro em 2017 foi em Brasília, acompanhando o governador Raimundo Colombo e o prefeito de Lages, Antonio Ceron para tratar das demandas de Lages e da Serra Catarinense.

No Ministério da Saúde, ajudou a articular a destinação de duas ambulâncias para Lages, município-polo da região mas que tinha apenas um veículo em condições de uso. Na Caixa Federal, foi negociado um financiamento a baixo custo para a construção do Centro Administrativo do município, que pretende quitar a dívida com a economia que fará ao não pagar aluguéis. O tema ainda está em análise.

Gabriel Ribeiro ainda acompanhou o encaminhamento de outros assuntos no DF, como a administração do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado em Correia Pinto. Também articulou, com o prefeito Ceron, auxílio para Lages, que sofreu sérios prejuízos com uma tempestade no meio do ano.

O empreendedorismo nas escolas estaduais

O deputado Gabriel Ribeiro e o diretor da Junior Achievement, Evandro Badin, levaram ao secretário da Educação, Eduardo Deschamps, projeto para a adoção, por escolas públicas estaduais, do empreendedorismo. O programa desperta nos alunos o interesse em permanecer por mais tempo na escola, argumentando que o sucesso profissional tem relação com o tempo de estudo.

Outra ação do deputado foi a apresentação do aplicativo que ajuda a combater javalis, desenvolvido pelo Ciasc. O APP foi ideia do parlamentar e da PM Ambiental. Uma das funções é gerar um mapa que indique a concentração de javalis.