Neodi Saretta

Partido

Idade

54

Base Eleitoral

Oeste e Meio-Oeste

Mandatos

1995/1999 - 1999/2000 - 2011/2015 - 2015/2019

OS CIDADÃOS QUE BUSCARAM ATENDIMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE SOFRERAM AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS DA SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE

Saretta reivindica mais comprometimento do Estado para questões voltadas à saúde

“Em fevereiro de 2011, nesta mesma tribuna, relatei que a saúde em Santa Catarina estava doente. Passados quase sete anos podemos dizer que respira por aparelhos. Se nada for feito, muitos aparelhos serão desligados”.

As questões voltadas à saúde sempre foram prioridades do deputado Neodi Saretta. Ao assumir a presidência da Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa, Saretta reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto com Estado e Municípios para o fortalecimento do setor. Desta forma, não mediu esforços e cobrou mais comprometimento e empenho para solucionar a situação pela qual a área da saúde enfrenta.

A saúde foi apontada como prioridade do Estado, porém a Secretaria de Estado da Saúde acumula uma dívida de mais de R$ 500 milhões. “Em fevereiro de 2011, nesta mesma tribuna, relatei que a saúde em Santa Catarina estava doente. Passados quase sete anos podemos dizer que respira por aparelhos. Se nada for feito, muitos aparelhos serão desligados”, comentou.

A escassez de recursos resultou na falta de medicamentos, cancelamento de cirurgias eletivas, fechamento de emergências e hospitais ameaçaram fechar as portas. O atendimento do Centro de Pesquisas Oncólogicas (Cepon), referência no tratamento contra o câncer também foi prejudicado. “Lamentável ver o descaso do Estrado com a saúde”.

Entre as propostas para reverter o colapso da saúde pública, Saretta defende a utilização de cerca de R$ 300 milhões do empréstimo feito junto ao BNDES, aonde parte irá para o Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (Fundam), ao pagamento de uma porcentagem das dívidas. A sugestão foi debatida em Plenário e encaminhada ao Governador do Estado. “Se nada for feito, daqui a pouco teremos pessoas morrendo por falta de remédios ou atendimento. Acredito que nenhum governante queira chegar a este ponto”, disse.

Projetos de Saretta se tornam leis Estadual

O deputado Neodi Saretta, em 2017, apresentou 13 Projetos de Leis (PL). A campanha “Janeiro Branco”, que alerta a população para que reflita e planeje ações em favor da saúde mental, foi transformada em Lei Estadual. Outro projeto que virou lLi obriga as empresas de água e saneamento a incluir nas faturas advertência sobre os riscos da água parada e a propagação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, agora é Lei Estadual. Também foi instituído o “Dia Estadual de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina”. Também de autoria do deputado, a Festa Nacional do Leitão Assado (FENAL), de Concórdia, foi incluída no calendário oficial de eventos de SC.

Outros PLs como o que institui a Semana do Resgate Cultural Regional; o que cria a Semana Catarinense da Conscientização sobre a Preservação das Áreas de Manguezais e o que institui 16 de novembro como “Dia Estadual da Pessoa Ostomizada” foram encaminhados para sanção do governador.

DEPUTADO SARETTA DESENVOLVE AÇÕES EM 80 MUNICÍPIOS DE SC.

Líder de proposições

Em 2017 o deputado Saretta participou de atividades em 80 municípios. Foram muitas ações nas áreas da saúde, educação, agricultura, segurança pública, rodovias e infraestrutura. Neste período, Saretta mais uma vez foi o parlamentar que mais apresentou proposições. As ações de Saretta resultaram em grandes debates dentro e fora do parlamento. “Estou focado e empenhado em buscar através do meu mandato fazer o melhor para a nossa gente. Reafirmo o compromisso de trabalhar com afinco, desenvolvendo ações que possam gerar boas conquistas para todos os catarinenses”, ressalta. – Legenda da foto – Em 2017 o deputado Neodi Saretta foi líder de proposições apresentadas. Os temas resultaram em grandes debates dentro e fora do parlamento.