Rodrigo Minotto

Partido

Idade

43

Base Eleitoral

Criciúma e Região Sul

Mandatos

2015/2019

RODRIGO MINOTTO VISITOU 150 MUNICÍPIOS E FEZ MAIS DE 350 REUNIÕES EM 2017

Mandato transparente voltado aos municípios catarinenses

“Tenho andado esse Estado para ouvir as demandas, fazendo um mandato compartilhado com os catarinenses”

Desde que assumiu como titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), em 2011, a Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, adotou ações de ressocialização, visando a humanização dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo de Santa Catarina.

Os investimentos em trabalho e educação resultam hoje em 6.950 (38%) presos trabalhando em chão de fábrica por meio de 240 convênios com empresas e órgãos públicos, enquanto em 2011 um pouco mais de mil apenados exerciam atividade laboral e somente 1,3 mil estudavam. Hoje são 3,7 mil (19%) presos estudando em Santa Catarina, enquanto a média nacional é de apenas 11%.

“Somos modelo para o Governo Federal e para o Ministério da Justiça como o estado que mais oferece atividade laboral, um verdadeiro orgulho para nós catarinenses”, sublinha a Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca.

A Penitenciária de São Cristóvão do Sul, em Curitibanos, por exemplo, é um marco no sistema prisional de Santa Catarina com 100% dos detentos trabalhando e 50% estudando, uma grande conquista da política laboral desenvolvida dentro da unidade administrada pelo estado, referência estadual e nacional.

Com mais de 150 municípios visitados em 2017, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) vem fortalecendo cada vez mais sua relação com os catarinenses. Fazendo um mandato participativo, ouvindo as demandas e buscando soluções junto ao Governo do Estado, Minotto realizou mais de 350 reuniões ao longo do ano em praticamente todas as regiões de Santa Catarina.

No mês de setembro, reuniu em Criciúma 300 pessoas, de 60 municípios para uma prestação de contas. O objetivo era apresentar tudo que foi desenvolvido pelo parlamentar nos últimos 31 meses. “Além dos vídeos produzidos, entregamos um material informativo sobre o mandato, relatando os principais projetos de nossa autoria. Transparência é palavra de ordem no meu gabinete”, explica Minotto.

Estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores de todo o Estado. “Fui votado em 277 dos 295 municípios de Santa Catarina, e como único deputado do partido, tenho andado esse Estado para ouvir as demandas, fazendo um mandato compartilhado com os catarinenses. A presença de todos demonstra união, e a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou.

Em outubro, o deputado Rodrigo Minotto reuniu lideranças da região do Contestado em Lebon Régis para apresentar o mandado, e adianta que vai continuar esse roteiro em 2018 por todo o Estado.

Extinção das ADR’s

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) voltou a defender durante o ano de 2017 a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR’s). Segundo ele, somente em 2016 foram gastos R$ 623 milhões com as 35 ADR’s.

“Os números são do Tribunal de Contas. No momento em que o Brasil e Santa Catarina, em particular, passam por uma crise financeira, esse dinheiro que sustenta essas superestruturas não poderia ser usado de uma forma mais útil? De um modo que verdadeiramente beneficiasse as pessoas?”, perguntou.

Minotto diz que tem percorrido o Estado e ouvido a angústia das pessoas com essas estruturas. “É hora de acabar com o desperdício e com o cabide de emprego. Santa Catarina exige um novo tipo de pensar na política, onde o que realmente importa é o bem-estar das pessoas”, colocou.

“Vamos pra Escola”

Em 2017, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) começou a visitar as escolas estaduais para ouvir professoras e professores, buscando informação direta, e sendo o interlocutor junto ao Governo do Estado.

O “Vamos pra Escola” vai continuar em 2018 percorrendo Santa Catarina e conhecendo a realidade da comunidade escolar, levantando demandas e buscando soluções. “Tenho ido até escolas, conversado e tenho ouvido suas ideias e suas reivindicações com o objetivo de buscar as soluções. Queremos pegar a informação direto com quem conhece. Queremos sugestões. Queremos ouvir quem quase nunca é ouvido”, explica o deputado.