Valmir Comin

Partido

Idade

56

Base Eleitoral

Criciúma e Sul do Estado

Mandatos

1999/2003 – 2004/2007 – 2008/2011 – 2012/2015 – 2016/2019

Comin oferece sua experiência ao sistema social catarinense

2017 foi um ano de trabalho bastante diferente para o deputado estadual, Valmir Comin. No mês de janeiro ele assumiu, a convite do governador Raimundo Colombo a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Comin deixou o parlamento catarinense e aceitou o desafio, principalmente por se tratar de um tema que sempre defendeu por meio de projetos durante os cinco mandatos como deputado estadual.  

 

O sim para a atividade na pasta se deu com uma lista de prioridades que foram cumpridas ao longo do ano. Representando o governo, foi motivador e incentivador das ações, dando celeridade a muitos projetos e sempre pautado pelo assessoramento técnico de sua equipe. “Planejamos e executamos políticas públicas voltadas à efetivação dos direitos sociais, sobretudo daqueles mais necessitados, em conjunto com os demais poderes e instituições”, confirmou.

 

Entre as ações executadas, Comin conseguiu por meio de investimentos do Pacto, mais de R$ 25 milhões para aplicar em execução de mais de 60 obras de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) em municípios de diversas regiões do Estado, e ainda um Centro Dia do Idoso e uma Casa de Acolhimento.  

 

Além do comprometimento com a função de secretário, Comin conseguiu dar vida a muitos programas e projetos que estavam desativados temporariamente. Conseguiu direcionar a atuação da pasta que conta com políticas como a Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária, Segurança Alimentar e Nutricional, Trabalho e Renda e Direitos Humanos como a base do seu trabalho. Um dos exemplos foi a capacitação sobre as novas regras de regularização fundiária, realizada em Florianópolis e em Chapecó, favorecendo gestores e técnicos de todos as cidades catarinenses.

Compromisso com programas que beneficiaram os menos favorecidos

Quando o assunto em questão foi trabalho e renda, a participação de artesãos em feiras pelo Brasil, divulgando e comercializando seus produtos, gerou renda e incentivou o empreendedorismo. Pela primeira vez, os povos indígenas receberam a carteira de artesão dentro de suas aldeias. Ainda com o trabalho de Comin, as mulheres foram defendidas e orientadas por meio do programa nacional “Mulher: Viver sem violência”, que esteve desativado, e de volta à ativa levou informações sobre a importância de se combater a violência contra as mulheres para todas as regiões catarinenses, por meio do ônibus lilás.

 

Em favor da segurança alimentar e nutricional do Estado, capacitações com oficinas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), foram realizadas em todas as regiões. Com olhar direcionado aos idosos, o Fundo do Idoso foi criado. Para a qualidade de vida dos jovens, A SST inseriu o programa nacional ID Jovem que beneficiou milhares de jovens em Santa Catarina no cronograma de trabalho da pasta.

Cofinanciamento e capacitações marcaram a Assistência Social

Na Diretoria de Assistência Social (DIAS) a garantia do Cofinanciamento da básica e da média complexidade aos municípios aptos foi compromisso assumido e cumprido. Assim como o retorno das capacitações dos profissionais da área.

Lei que cria delegacia virtual de proteção animal é criada

Catarinenses ganharam mais uma ferramenta para denunciar crimes contra animais, com a criação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal de Santa Catarina (Depasc). Denúncias de abandono, maus tratos e outros tipos de infração envolvendo animais terão espaço para serem registrados como boletim de ocorrência.