Narcizo Parisotto

Partido

Idade

72

Base Eleitoral

Chapecó

Mandatos

1995-1999, 1999-2003, 2003-2007, 2007-2011, 2011-2015, 2015-2019

“Minha pauta sempre foram ações voltadas ao bem estar do cidadão, pois acredito que a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses é consequência de investimentos bem aplicados”

PROJETOS DE PARISOTTO VIRAM LEI

Parlamentar teve como objetivo defender a família e reconhecer os esforços do trabalhador catarinense

Em 2017, o deputado estadual Narcizo Parisotto (PSC) teve três Projetos de Lei (PLs) aprovados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Dois deles incluíram no calendário oficial de eventos de Santa Catarina o Dia dos Pais e o Dia das Mães. A iniciativa tem como objetivo garantir que tais datas não fossem substituídas dentro das escolas por “Dia da Família” ou “Dia dos Cuidadores”. O parlamentar mostrou-se preocupado depois que recebeu denúncias de pais afirmando que nas escolas dos filhos o Dia dos Pais e das Mães poderiam ser retirados do calendário escolar.

As Leis Estaduais 17.125/2017 e 17.126/2017, que instituem no calendário catarinense o Dia dos Pais e o Dia das Mães, foram publicadas no Diário Oficial no fim do mês de abril. “Os novos formatos de família não podem ameaçar a existência de datas tradicionais. Indiferente dos novos modelos, sempre haverá o pai e a mãe, mesmo que estes sejam ausentes ou já falecidos.”, destaca Parisotto.

Para o deputado, é possível perceber que essas mudanças não são para o bem estar das crianças, mas uma forma mascarada de impor questões ideológicas e políticas para enfraquecer a figura do pai e da mãe. “Para aqueles que acham exagero, basta fazer uma pesquisa e verão qual é a postura de algumas escolas”, alerta Parisotto.

O parlamentar também é autor da lei 17.249/2017. Através dela, está instituída no estado a “Semana de Homenagem aos Heróis de Santa Catarina”. De acordo com a lei, as homenagens iniciam no dia 19 de agosto, com encerramento em 25 de agosto, Dia do Soldado. Parissotto destaca que será uma semana de homenagens aos profissionais da segurança púbica que perderam a vida enquanto desempenhavam suas funções.

COMENDA DO LEGISLATIVO

Em novembro foi realizada a sessão solene de concessão da Comenda do Legislativo Catarinense. Por indicação do deputado Parisotto, o vereador de Joinville, Jaime Evaristo (PSC), foi agraciado pelo trabalho social que desenvolve em prol da comunidade, através do projeto Amor à Vida. “Nosso homenageado é fundador deste belo projeto que auxilia, gratuitamente, pessoas que estão em fase terminal de vida”, justifica Parisotto.

Segundo o homenageado, desde a criação em 2001, já foram mais de 14 mil pessoas menos favorecidas atendidas pelo projeto em Joinville e região. O projeto voluntário possui três ambulâncias, cada uma com um enfermeiro e ajudantes que visitam as pessoas cadastradas no programa de assistência. “Atendemos desde crianças até idosos, principalmente mais carentes, levando apoio e minimizando suas dores no momento de maior necessidade”, destaca Evaristo.

PROJETO DE LEI

O deputado também deu entrada na Alesc do PL 0274.3/2017. Através dele, Parisotto pretende declarar de utilidade pública a Sociedade Concordiense de Ajuda e Proteção Animal – Com Animal. Uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos sociais a divulgação e defesa dos direitos instituídos nas leis de proteção animal, realização de campanhas de conscientização sobre bem estar animal, fiscalização e denúncia de situações de maus tratos aos animais domésticos junto aos órgãos competentes.